© 2017 - ANPUH-PB
    Todos os direitos reservados

Última atualização desta página:
Terça-feira, 31-Mar-2015 13:25

Desenhado por AlternativoBrasil e-studio
Melhor visualização 1024x768 px

CHAMADAS DE ARTIGOS:
  • Revista do Lhiste – Laboratório de Ensino de História e Educação
    Chamada de artigos até 01/06/2015.
    Dossiê Temático: Interdisciplinaridade e Ensino de História.
    Também são recebidos para a seção livre, em fluxo contínuo, artigos, relatos e resenhas que abordem o ensino da história.
    Informações: http://seer.ufrgs.br/revistadolhiste

  • Revista Brasileira de História, n.70. Dossiê Temático “História Agrária”. Data limite para submissão de artigos: 21 de junho de 2015. “O clássico campo de estudos da história agrária tem se desdobrando nas últimas décadas em intenso diálogo com as inovações da história social, ambiental e do direito. O dossiê do número 70 da RBH pretende espelhar essa trajetória do campo e convida os historiadores a participarem com seus artigos que versem sobre temas como estrutura agrária, transmissão de patrimônios agrários, as diversas formas do campesinato, história social da propriedade e concepções de direito à terra, legislação agrária, movimentos sociais no campo e conflitos fundiários, produção agrícola, pecuária e extração de bens naturais, apropriação da terra, construção de paisagens e fronteiras agrárias, relações sociais e de trabalho envolvendo grupos rurais como camponeses, escravos, trabalhadores assalariados e grandes proprietários.
    As propostas de artigo devem ser enviadas até 21 de junho de 2015 para o endereço eletrônico rbh@anpuh.org, seguindo as orientações gerais e as normas de formatação disponíveis em: http://www.scielo.br/revistas/rbh/pinstruc.htm. Não é necessário realizar o envio de cópias impressas ou de mídias contendo os trabalhos.”

    Outras informações: http://site.anpuh.org/index.php/revista-brasileira-historia/corpo-editorial-editorial-board/item/351-chamadas-de-artigos
     
  • Revista Angelus Novus (USP) – Dossiê "1964, 50 anos depois" . Data limite de submissão de artigos: 15 de abril de 2015. “Nos últimos anos, o tema da mais recente ditadura civil-militar no Brasil tem sido objeto de estudos e debates que buscam investigar não apenas o pensamento autoritário e a atuação dos movimentos de oposição, entre 1964-1985, mas também os consensos estabelecidos entre o Estado e setores da sociedade civil, o colaboracionismo e as especificidades dos regimes ditatoriais no Cone Sul, a institucionalização de espaços de memória nos espaços públicos, as discussões em torno da reinterpretação da Lei de Anistia e os legados da ditadura na democracia. Nesse sentido, a proposta do dossiê “1964, 50 anos depois: perspectivas para uma história recente” é reunir pesquisas que contribuam para o resgate das múltiplas memórias desse passado com o objetivo de lançar novos olhares e perspectivas sobre o período ditatorial. O dossiê, cujo prazo máximo de submissão é 15 de abril de 2015, estimula a apresentação de trabalhos que dialoguem com as múltiplas abordagens possíveis para pensar a mais recente ditadura civil-militar. Revista Angelus Novus - USP Chamada para o dossiê "1964, 50 anos depois: perspectivas para uma história recente". Informações: http://www.revistas.usp.br/ran
     
  • Revista História e Cultura (UNESP). Chamada para organização de dossiês temáticos em 2016. "A Revista História e Cultura (ISSN:2238-6270 - Qualis A2), publicação discente do Programa de Pós-Graduação em História da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais (UNESP/Franca), torna pública a chamada para organização de dossiês temáticos no ano de 2016. O edital abaixo apresenta os termos para submissão da proposta, bem como as responsabilidades que deverão ser assumidas pelos pesquisadores se aprovados no processo seletivo. As propostas deverão ser encaminhadas ao e-mail revistahistoriaecultura@franca.unesp.br até 31 de maio de 2015."

    Informações: http://seer.franca.unesp.br/index.php/historiaecultura/announcement/view/39
  • Revista História & Luta de Classes, n. 20. Dossiê “Exploração e Opressões”. Data limite de submissão de artigos: 31 de março de 2015.
    O dossiê Exploração e Opressões propõe agregar artigos que sobre temas como racismo, sexismo, trabalho escravo nos séculos XX e XXI, dentre outros temas correlatos. Também serão bem vindas análises que discutam a perspectiva mais ampla da relação entre exploração e opressão no capitalismo. Os artigos podem ser de cunho teórico e/ou metodológico ou que apresentem polêmicas com abordagens em curso, bem como as contribuições históricas sobre o assunto e suas diversas leituras na produção historiográfica. Espera-se que os trabalhos tragam contribuições a partir da pesquisa para o campo da historiografia marxista, seja ela sustentada pelos clássicos ou a partir de leituras contemporâneas sobre os temas sugeridos.
    Visite a página eletrônica da Revista História & Luta de Classes (www.projetoham.com.br) e tenha acesso à versão integral das primeiras 16 edições de História & Luta de Classes e aos resumos, sumários, capa e apresentação dos números 17 e 18, assim como as normas para submissão de artigos.
     
  • Revista Métis (UCS), n. 27. Dossiê “Processo migratório e circularidade de ideias”. Data limite de submissão de artigos: 15 de março de 2015.
    A história humana é atravessada por uma longa trajetória de experiências promovidas pela mobilidade humana e pela circularidade de ideias: viajantes das mais diversas formações produziram leituras, textuais ou imagéticas, construindo países imaginados nos dois lados do Atlântico. Hoje, poder-se-ia dizer que os países não são mais unicamente espaços de emigração ou de imigração, mas são atravessados pelos dois movimentos. As relações socioculturais, históricas, econômicas, geográficas e psíquicas, no momentocontemporâneo, são marcadas por idas e vindas de pessoas, qualificadas ou não, que vão produzindo leituras e representações. Ao se pensar na constituição das cartografias sócio-espaciais das cidades, tendo como foco sócio-histórico e cultural os desenhos ordenados pelos fluxos de mobilidade humana no crescimento urbano, encontraremos o processo migratório e a circularidade de ideias. Nesse sentido o dossiê pretende abrir espaço para trabalhos que discutam as relações entrecruzadas pelo duplo movimento que envolve, por um lado, representações, ideias e imagens, e, por outro, pessoas.
    www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/index
     
  • A Revista Labirinto – Revista do Programa de Mestrado em História e Estudos Culturais da Universidade Federal de Rondônia - está recebendo artigos, resenhas, traduções e demais trabalhos na área de História para possível publicação no próximo Dossiê temático: “Religião e religiosidades na Idade Média”, organizado pelos professores Doutor Marcus Baccega (UFMA) e Doutoranda Veronica Aparecida Silveira Aguiar (UNIR). 
    Prazo para submissão: 31 de outubro de 2014.
    E-mail: labirinto@unir.br ou cei@unir.br
    Visite o link: www.periodicos.unir.br/index.php/LABIRINTO/index