© 2017 - ANPUH-PB
    Todos os direitos reservados

Última atualização desta página:
Segunda-feira, 09-Jun-2014 16:38

Desenhado por AlternativoBrasil e-studio
Melhor visualização 1024x768 px

  1. Quem somos nós?

       A ANPUH – Associação Nacional de História, originalmente Associação Nacional dos Professores Universitários de História, fundada em 19 de outubro de 1961, na cidade de Marília (SP), é uma entidade científica organizada com o propósito de congregar os profissionais de História que atuam no Brasil. Em 1993, a Assembléia Geral Ordinária, realizada por ocasião do XVII Simpósio Nacional, em São Paulo-SP, aprovou a mudança de nome da entidade com a intenção de refletir a maior abrangência de seu quadro de associados que inclui, hoje, historiadores que atuam em qualquer área. A “Associação Nacional dos Professores Universitários de História” passou a ser Associação Nacional de História, mantendo, porém, a sigla que lhe dá identidade desde o início da década de 1960: ANPUH.

       Hoje a nossa Associação, além da representação nacional, sediada em São Paulo, está organizada em Seções Regionais (antigos Núcleos Regionais) correspondentes aos estados da federação. São 25 seções regionais. A representação, na Paraíba, foi fundada em João Pessoa, no ano de 1976, mas só a partir de 1978 começou a ter, de fato, uma atuação organizada.

  1. Quais são os objetivos e as atividades desenvolvidas pela ANPUH?

       Por ser uma Associação de caráter científico e acadêmico, a ANPUH tem como principais objetivos:

→ o aperfeiçoamento do ensino de História em seus diversos níveis;
→ o estudo, a pesquisa e a divulgação de temas relacionados à História;
→ a defesa das fontes e manifestações culturais de interesse dos estudos históricos;
→ a defesa do livre exercício das atividades dos profissionais de História;
→ a representação da comunidade dos profissionais de História perante instâncias administrativas e legislativas, órgãos financiadores, entidades científicas e acadêmicas.

       Tendo em vista a concretização de seus objetivos, a ANPUH desenvolve uma série de estratégias que garantem a promoção do intercâmbio de seus associados e entre estes e a sociedade brasileira como um todo. Dentre tais estratégias, destaca-se o incentivo a atividades que visam a definição de metas e ações para a comunidade dos profissionais de história, a exemplo de publicações e da realização de reuniões e, principalmente, de eventos científicos, que ocorrem periodicamente tanto em âmbito nacional quanto nas Seções Regionais. A cada dois anos, a ANPUH realiza o Simpósio Nacional de História, o maior e mais importante evento da área de história no país e na América Latina. O XXVII Simpósio Nacional, o mais recente do gênero, foi realizado entre 22 e 26 de julho de 2013, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, em Natal (RN). O próximo Simpósio Nacional de História, em sua vigésima-oitava edição, acontecerá em Florianópolis (SC), no ano de 2015. No intervalo entre dois simpósios nacionais, as Seções Regionais organizam seus encontros estaduais.

       A Seção Regional da Paraíba já realizou quinze edições do seu Encontro Estadual de História, evento que, ao longo deste tempo, se consolidou como o maior do estado e um dos mais importantes da região Nordeste. O XV Encontro Estadual, o último a ser realizado, no ano de 2012, aconteceu no Campus da Universidade Federal de Campina Grande, em Cajazeiras. O próximo, seguindo o princípio do rodízio entre as Delegacias estaduais, ocorrerá no Campus da Universidade Estadual da Paraíba, em Campina Grande, no ano de 2014.

  1. Por que se filiar à ANPUH?

A ANPUH é a entidade mais importante da área de História do país e a única a congregar historiadores que atuam em qualquer campo em que o conhecimento histórico seja demandado. A filiação garante aos sócios:

  1. Quem pode e como se filiar à ANPUH?

       Podem se associar as pessoas graduadas em História, Mestrandos, Doutorandos, Professores Universitários e de Ensino Fundamental e Médio.
Para tornar-se sócio da Associação Nacional de História, você deverá inicialmente preencher o formulário de filiação. Nos dados cadastrais presentes nos campos do formulário, além da informação referente ao e-mail e demais informações pessoais e institucionais, é também fundamental o preenchimento do campo “CPF”. Ele será elemento fundamental para identificação do associado.

       Completados esses passos, enviaremos, através do Sistema, seus dados de acesso contendo seus respectivos login e senha para que possa realizar o acesso à “Área do Associado”.

       A qualquer momento as informações de login e senha enviadas, poderão ser modificadas na Área do Associado através do link “Alterar Dados de Acesso”. Recomendamos que realize essa modificação na primeira ocasião em que acessar o sistema. Na Área do Associado poderá ser consultada a situação de sua anuidade, sem como os dados para pagamento.

       Valores: Para os estudantes da Pós-Graduação e para os Professores da Rede de Ensino Fundamental e Médio permanece a mesma taxa de R$ 90,00 e para os Professores Universitários a taxa passa a ser de R$ 180,00, em 2014.

  1. O que são as Delegacias?

       São as representações da ANPUH-PB em cada cidade do estado da Paraíba onde há um curso de graduação em História. Esse representante é o Delegado da ANPUH-PB, um filiado, eleito em Assembléia Geral, para representar a entidade na sua cidade de atuação profissional, com mandato simultâneo ao da diretoria bianual.

       São os Delegados que desenvolvem o importante trabalho de divulgar, filiar e fazer todo o contato entre a diretoria da ANPUH-PB e os filiados naquela cidade.

       Atualmente, temos Delegacias nas cidades de Cajazeiras, Campina Grande, Guarabira e João Pessoa.