XI EEPH - Apresentação do Encontro


XI ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA DA ANPUH/PB

A formação do historiador para o século XXI
12 a 16 de julho de 2004 - UFCG

          A Associação Nacional de História - Núcleo Regional da Paraíba - ANPUH/PB cumpre a sua rotina associativa e política realizando, mais uma vez, o seu encontro estadual.

          Nosso XI Encontro Estadual de Professores de História se constitui, por todos os prismas, como preparatório para o V Encontro Nordestino de História, a se realizar no mês de outubro de 2004, na Universidade Federal Rural de Pernambuco.Trata-se de um encontro que procura firmar relações acadêmicas e de pesquisa entre os sócios dos núcleos regionais do Nordeste que, por várias razões, não estava sendo realizado desde meados da década de 1990. De modo que as atividades desse ano vão preparar a nossa participação no próximo simpósio nacional, que se realizará na cidade de Londrina, estado do Paraná, em 2005.

          No ano de 2003 realizamos em João Pessoa o XXII Simpósio Nacional de História, com a participação de 4.500 pessoas do Brasil e exterior. Foi considerado um dos maiores simpósios da história da ANPUH marcando a inserção da comunidade dos historiadores nas grandes discussões do século que se inicia. Voltamo-nos nesse ano, portanto, para as raízes fecundas do nosso núcleo e retornamos, depois de quase uma década, com a realização do Encontro Estadual na cidade de Campina Grande, agora no campus de uma instituição renovada e tomada de história, a Universidade Federal de Campina Grande.

          Na perspectiva do pluralismo epistemológico e do compromisso compartilhado, como foram os encontros anteriores, registramos com alegria, a representatividade do nosso encontro estadual. Mais de 140 trabalhos inscritos para apresentação nos Simpósios Temáticos provenientes de todos os cursos de História do Estado da Paraíba, além de colegas vindos de Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará e Alagoas. Os Cursos, ministrados por sócios da ANPUH, professores dos cursos de História da UFPB, UFCG, UEPB, IESP e UFPE indicam a preocupação dos profissionais da história com os resultados das novas pesquisas e a apropriação dos mesmos pelos sujeitos que fazem a educação básica. As conferências apontam para as tendências da formação e territórios do historiador contemporâneo. As atividades culturais aprontam o arcabouço mental do homo ludens e de sua ciência aplicada à cidadania, a História.


         Consideramos que os nossos eventos - nacional, regional e nacional - se revestem de um sentido maior quando direcionados também para o fortalecimento da nossa entidade, a Associação Nacional de História, que se dinamiza na medida em que os núcleos regionais tiverem visibilidade nas universidades e nos sistemas estaduais de educação, especialmente entre os profissionais de história que lutam por uma escola republicana no ensino fundamental e no ensino médio.

         Desejamos a todos um encontro inesquecível e que a homenagem que prestamos à Profa. Rosa Maria Godoy Silveira seja entendida como reconhecimento de uma notável experiência historiográfica compartilhada com mais de uma geração anpuniana. Um abraço a todos os profissionais de Clio, homens e mulheres, que farão o XI Encontro Estadual dos Professores de História, na Universidade Federal de Campina Grande.

 

topo da página

ANPUH-PB ©