Pular para o conteúdo

Nota sobre a violência policial nas manifestações

Desde 2013, segmentos tradicionais da mídia brasileira referendam e apoiam determinadas manifestações, colocando-as como legítimas e pela defesa do país a partir de sua caracterização como ordeiras e pacíficas. Já outras, são caracterizadas apenas com a intenção de provocar o caos, e nesses casos, o alvo da notícia é o vandalismo das ações dos participantes. Essa dicotomia, porém, não está presente apenas no discurso midiático.

Em um relatório apresentado pela OEA sobre a atuação da Polícia Militar nas manifestações desde 2013, constatou-se que a polícia tem “caráter discriminatório” de acordo com “expressão ideológica” do grupo envolvido, facilitando algumas manifestações e reprimindo outras, o que fere gravemente o direito de expressão, um dos pilares da democracia. 1

As manifestações do dia 29 de novembro de 2016 contra o governo Temer e o pacote de medidas foram reprimidas pela força policial de forma truculenta e desproporcional. Em Brasília, caravanas de todas as partes do país se reuniram para exercer o seu direito legítimo de se posicionar contra as medidas governamentais, principalmente contra a PEC 55, já que estão previstos cortes nas áreas da saúde e da educação, essenciais para o exercício da cidadania. A manifestação era composta majoritariamente por professores, estudantes, sindicalistas, aposentados e outros representantes da sociedade brasileira, que tiveram duramente seu direito cerceado em um dia que o todo o Brasil estava de luto pela tragédia do time de futebol Chapecoense, o que evidencia ainda mais a insensibilidade do governo atual para as demandas da sociedade.

Para o bom funcionamento da democracia é necessário assegurar o direito de manifestar-se, permitindo o amplo diálogo na múltipla sociedade brasileira. Dessa maneira, a diretoria da ANPUH-PB repudia a violência policial nas manifestações contrárias ao governo e acredita que o livre exercício das manifestações um dos mecanismos de consolidação da cidadania e da prática democrática.

1

http://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2016/10/05/oea-pm-facilita-ou-reprime-protestos-
conforme-a-ideologia-de-manifestantes.htm
Compartilhe: